21.3.07

tudo pela inclusão social

talvez o assunto ainda seja um pouco chocante. ou não. outro dia, ouvi até mesmo da xita que através da novela ela “descobriu” que podia sorrir, brincar e conversar com uma criança down, numa boa. antes disso, o receio era de que a criança não entenderia qualquer atitude. e foi mesmo manoel carlos o responsável pela disseminação do assunto. e graças a ele, deve chegar no mercado o boneca “clarinha”, com características da síndrome. os estados unidos já produziram a sua. agora é a vez do brasil dar esse passo que vai ajudar milhares de crianças. para quem é down, funciona como uma forma de identificação. para os lojistas que não é uma boa. por causa do preconceito, audrey e andrea (mães de down e idealizadoras da boneca) já ouviram inúmeros comentários negativos e maldosos como, por exemplo, “quem vai comprar uma boneca doente?”. no fim das contas, doente mesmo é que não tem sensibilidade pro negócio – no sentido literal.

5 comentários:

xita disse...

vários tipos de preconceito vem do desconhecimento. outros são de pura maldade ou problemas em lidar com o diferente. ou dificuldade. e o ser humano é um bicho estranho. muito estranho.

lola disse...

quando eu era criança tinha uma boneca negona que fazia o maior sucesso! tô falando de minorias, que na verdade nem são minoria né.

cuca disse...

preciso confessar: fui uma garotinha-boneca da estrela. sim, ninguém irá se lembrar, mas era uma das le gilrs. e sabe uma negra que fez várias propagandas do tang e depois apresentava um rpograma na cultura? pois é, ela era pra ser uma das meninas (éramos em 5 ou 6), mas foi barrada por causa da cor. cara, isso foi em 1988/89. pior que se passaram quase 20 anos e a coisa continua assim...

lola disse...

que inveja! eu tinha a les girls ruiva, que tinha o bico da vera fischer. muito fashion, com sua jaqueta de tie die e sua calça fuseau rosa.

cuca disse...

eu era a loirinha. mas não aquela descabelada. já falei, sou moça de fino trato, né? era aquela low profile, com sainha branca, blusa rosa com lilás e um rabinho de cavalo. mas a ruiva era a que mais vendia. e em segundo vinha a loira descabelada...