19.3.11

A TAL DA HISTÓRIA DO NOME DE BEBÊ ROUBADO



muitas mulheres escolhem os nomes de seus filhos bem antes de os conceberem. tão comum, que foi retratado no episódio the one where rachel has a baby, part 2, da oitava temporada de friends.

eu, por exemplo, tive um sonho especial, em 2009, sobre o nome do meu. contei para algumas pessoas. e contei também para a pessoa errada.

nunca imaginei que alguém fosse copiar. eu já tinha ouvido casos de cópia de ideia de tatuagem, mas... nome de bebê? no meu imaginário romântico as pessoas escolhiam os nomes de seus filhos baseados em si mesmas, em histórias próprias, do casal (quando há um). mas copiar a história alheia?

eu tinha 7 anos quando o príncipe williams nasceu. e fiquei profundamente chocada com o fato de a  princesa diana não poder dar ao filho o nome que quisesse, por ter que respeitar a tradição.

mas uma outra criança, também da minha idade, deve ter achado fantástico a princesa não precisar se preocupar com isso. e, hoje, grávida, vai chamar o filho ou filha com o nome que eu escolhi. porque, pra sorte dela, dá para os dois gêneros.

sendo assim, meu filho não vai mais se chamar rafael. eu poderia ignorar o fato, da mesma forma como posso ignorar a pessoa. mas perdi o tesão. nome de filho, pra mim, tem que ser especial. 

e se a monica deixou a rachel chamar sua bebê de emma, escolhido por ela desde criança, é porque elas eram melhores amigas. aí, é presente, homenagem, amor. não imitação ou inveja.

a quem não tem nada a ver com isso, desculpe por este post amargo. mas eu precisava desabafar. a frustração é grande, a indignação também. 

[só não achem, por favor, que eu enlouqueci de vez: já nasceram ou estão pra nascer outros rafaéis de pais que conheço. mas com quem não tenho relação íntima e que nunca souberam do meu sonho ou desejo. é um nome clássico, afinal]

2 comentários:

Carol disse...

vou deixar aqui uma sugestão de site para ver nomes e seus significados, bem interessante pra quem está na dúvida para o nome do bebê <a href="http://nomes.clickgratis.com.br/>http://nomes.clickgratis.com.br/</a>

lola disse...

mais espirito de porco ainda foi a minha irma mais nova, q deu um dos possiveis nomes de menino (fred) pro cachorro dela!