11.12.11

A VIDA IMITA A SITCOM OU A SITCOM IMITA A VIDA?


Eu lia o jornal, ontem de manhã, mais precisamente a coluna do Álvaro Pereira Júnior. O tema - Twitter - me pareceu pouco interessante mas fui até o fim porque ele sempre tem dicas de livros que não conheço. E perto do fim estava, desta vez, uma palavra desconhecida. Parei, reli a frase e continuei sem entender o significado. Levantei para procurar no dicionário online, repetindo mentalmente a palavra, para não esquecer no meio do caminho

"paroxismo", "paroxismo", "paroxismo", "paroxismo" e a internet estava offline, precisava restartar o modem. Não deu tempo.

- Isa, vamos?

Fomos. Eu e minha mãe, comprar umas lembrancinhas de natal. Conversávamos no carro. Perguntei se ela tinha lido sobre a triste história de um jornalista alemão que, apaixonado pela Bossa Nova, escreveu um livro incrível sobre o João Gilberto mas, um tempo depois, e com só 40 anos, se suicidou. "Não li". "Ué, mãe, você não leu o jornal hoje?". "Não, não deu tempo, só separei". "Putz, eu já recortei". (Eu sempre recorto o que gosto no jornal e como sou sempre a última a ler, não tem problema. E não teve. O problema foi outro. Mas não vem ao caso). Ela começou a me estressar, mas fiquei na minha. Compramos as lembrancinhas. Na volta, ela continuou me estressando, mas cansei, encostei e desliguei o carro. Perguntei pra ela: 'Qual é o seu problema?" e ela "Nossa, vamos embora, que absurdo". E eu impassível, "vamos conversar agora!". E falei, e falei. Ela vira pra mim e solta "Nossa, não entendo pra que tanto paroxismo..."

...

Se você assiste sitcons sabe que essa é uma típica gag. Mas eu não ri. Até soltei um Ô-OU, dentro de mim, mas mais pro tragicômico. Levantei do carro, deixei a chave no banco e fui embora andando. Que, sim, eu estava num "momento de maior intensidade de uma dor ou de um  acesso".

a. só o paroxismo salva
b. só as sitcons salvam
c. só a psicanálise salva
d. só jesus salva
e. não há salvação

[nem a sálvia salva]
(mas isso só é piada pra quem conhece a bicho-grilândia de Londres, sorry :-P)


*se você não entendeu a imagem que ilustra este post, entra aqui

2 comentários:

Amanda disse...

Po, Isa, e o que é paroxismo? :p

Isabela disse...

hahahaha lindona. alá nas aspas!
<3