2.5.12

PRA MIM, ASHTANGA É UMA AULA DE HUMILDADE



- Porque é difícil pra caramba. Não só ter flexibilidade e equilíbrio do cão. Mas conseguir se conectar tendo flexibilidade e equilíbrio do cão. Suando em bicas. Fazendo Ujjayi. Tudo isso junto. Prestando atenção na postura.

- Porque me mostra o quanto eu sou humana - o suor é intenso, a respiração é fedida, eu sou bem menos flexível do que minha vaidade permite, eu quero desistir toda vez. Eu fico feliz por não desistir.

- Porque me deu mais um mestre verdadeiro, o Alê, que, como todo mestre, é tão amoroso quanto exigente - e exige muito seriamente. Me desafia a estudar, a decorar a série, a fazer e ser melhor. Ou tomo chibatada. :-P

- Porque me ajuda a me alimentar de acordo com os preceitos do yoga. E quando eu escorrego (o que acontece bem mais do que eu gostaria), eu sinto na prática.

- Porque me deu uma lição, logo no começo, quando eu dizia que só gostava de Hatha porque "na Hatha me conecto mais, na Ashtanga parece que tô fazendo exercício físico". Era medo. E falta de humildade de enfrentar todos os desafios acima. Agora, eu faço as duas. E minha prática na Hatha ficou absurdamente mais profunda depois que comecei a fazer Ashtanga.

***

Hoje, contei tudo isso pro Cacá (meu outro mestre espiritual) que me disse já ter feito muita Ashtanga. E disse também que, na época em que praticava, se acontecia alguma coisa foda, algum momento difícil na vida dele, ele pensava "Porra, mas eu faço Ashtanga. Isso não é nada perto do Ashtanga."

É bem essa a ideia.


Imagem

2 comentários:

Diário de um Bipolar disse...

Como faço pra seguir seu blog...
adorei ele!!!
Adorei vc tb!!!!

Isabela Mena disse...

Ahhhh, que fofo, obrigada! Eu coloco os blogs que sigo aqui no meu mesmo, facilita :-P Não consegui achar seu blog btw :-S
Beijo!