22.11.12

MANDJÓCA




Ando obcecada por receitas. Basta eu encontrar alguém para, em menos de cinco minutos, levar o assunto pra cozinha. Em alguns casos, como sou vegetariana, tenho que adaptar o que a pessoa fala. Em outros, tenho que traduzir o vocabulário do cozinheiro-com-prática: um fio de azeite não é só um fio (não por acaso minha comida ficava seca) assim como os segundos do alho dourando no azeite significam, na verdade, minutos (ou fica cru, Isabela).

[parece um problema isolado no uso do azeite mas é bem mais do que isso. é que me faltaram outros exemplos]

Por isso a receita da panqueca de mandioca ganhou tanto meu coração. É praticamente uma anti-receita, de tão simples:

Rale um pedaço de mandioca (sem casca) na parte fina do ralador
Coloque um pouquinho (bem pouquinho) de ghee (ou azeite ou manteiga) numa frigideira pequena
Amasse com o garfo - a mandioca se "auto-gruda", virando uma panquequinha
Vire pra cozinhar do outro lado
Sal a gosto, ou não (eu gosto)

E tá pronta a panqueca delícia de mandioca! Meu café da manhã e meu jantar, há semanas. Purinha, com queijo, com mel ou com o que você quiser.

[é mais gostosa que tapioca. e mais fácil de fazer]

2 comentários:

Jules disse...

Igual tapioca! Yammy

Isabela Mena disse...

Amo quando a Ju gata vem me ver aqui <3